segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Análise Cartolística da JELCSM

omunicado da ala futebolistica JELCSM Cartola:

Abaixo está a tabela de pontuação por rodadas, assim como suas respectivas médias por pereba e média JELCSM por rodada. No campeonato, o máquina Mix comandado pelo estagiário visionário Diego apresenta o maior numero de pontuação e patrimônio, com 720,54 e 177,35, seguidos pela cavalaria enlouquecida de Sérgio (647,23 e 140,78) JELCSMISTA.

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqbduBj_bS3ydDlhaU1CR1Atc2tkYmdCUVVpMHlMUmc#gid=0

A equipe de fanfarrões dirigida pelo Damião REGAUER, apesar de garantir pontos, perdeu uma pequena parte do valor da equipe (patrimônio), provavelmente decorrente da não escalação nas ultimas rodadas, o que possibilitou a superação em valor pelo timaço do Alemão Gremista, que desde a décima primeira rodada vem tirando o sono dos adversários na liga da JELCSM: são 127,38 em pila contra 119,56 em pila do Regauer. Em relação a pontuação, Regauer, que apresenta vantagem de cinco rodadas anteriores em relação ao Alemão, continua na frente.

Stornway ainda está sob trevas e trovões, e não consegue valorizar satisfatoriamente a sua equipe, permanecendo na zona de gozação do campeonato. Vale lembrar que Stornway deu sinais de evolução na última rodada, e ao longo das próximas 32 rodadas, tem muita água pra rolar.

Em relação as rodadas, a última ocorrida ontem, dia 14/08, foi a mais equilibrada e com maior a maior média desde que todos os perebas entraram definitivamente no tapa: vencida pelo Stornway, apresentou uma média de 59,25, numa variação de apenas 14, 86 do melhor ao pior pontuador.

No entanto, as piores rodadas aconteceram na décima segunda e décima: médias de 36,21 e 33,05 mostraram a dificuldade de compreensão dos perebas na análise do mercado futebolistica e na motivação dos respectivos jogadores nos jogos, com a pontuação máxima chegando a 42,05 e 41,26 nas respectivas rodadas.

É nas pontuações do JELCSMISTA e também de REGAUER que encontramos as maiores extrapolações por rodada: JELCSMISTA pontua 83,13 na terceira rodada e 90,35 na décima rodada; REGAUER pontua 70,37 na sexta rodada, 87,65 na oitava rodada e 71,38 na décima primeira rodada. No entanto,  a estatística verificada é que após as extrapolações, os perebas sofreram com a Crise das Rodadas Seguintes: JELCSMISTA, entre a terceira e a décima , conseguiu pontuar apenas 94,95; REGAUER entre a oitava e décima primeira conseguiu pontuar apenas 48,72, e após o pico da décima primeira, pontuou míseros 83,34 pontos em 4 rodadas.

Mix Machine, apesar de jogar desde a primeira rodada, tem certa instabilidade quanto a pontuação. Mas a variação da pontuação gira muito próxima a sua média perebenta, de 48,09, o que o torna ser o time com melhor pontuação e valorização do patrimônio.

Stornway e Regauer são os que apresentam a menor média perebenta: 41,65 e 42,43. Quanto a Stornway, isso se deve ao fato de apresentar maior quantidade de pontuação baixas nas rodadas, apesar de quase-extrapolações nas rodadas 9,10 e 16. Regauer tem como motivo à Crise das Rodadas Seguintes.

Alemão Gremista vem em crescente na pontuação. Segundo analistas, isso se deve a utilização da base de estudos empiricos realizados no site Cartoleiros, que também é acompanhada pelo restante dos perebas.

Algumas dicas para as próximas rodadas:
- Quando um jogador pontua muito bem na atual rodada, tem-se por bom senso retirá-lo da próxima, já que ele pode para pontuar mais, ele precisa atuar o suficiente para cobrir a atual pontuação;
- Deve-se sempre analisar os jogos mais fáceis: clubes mais fracos que jogam fora de casa com um time em estável (como Corinthians x Atlético-GO), podem ser uma boa chance de investida. No entanto, existe os times de Lua, como o próprio Atletico, o América, o Avai, o Figueirense e o Bahia, que pode surpreender nesses jogos. Apesar disso, esse tipo de observação não pode ser descartada na escalaçãdo time.
- Quanto a escalação, existe também a regra ABC de médias: considerando 11 jogadores, deve-se escalar 20% de jogadores de média alta (A), 30% de jogadores de média normal (B), e 50% de jogadores de média baixa (C). Essa regra deve ajudar apenas numa adequação do seu patrimônio ao preço dos jogadores, mas está correlacionado com a pontuação. Ela não deve ser descartada porque ela te possibilita adequar os jogadores menos valorizados na rodada anterior, nos jogos mais tranquilos com o preço que teu patrimônio aguenta. Quanto maior patrimônio, maior tende a ser a possibildade de você investir em jogadores de preços e médias mais valorizados.
- Tente ganhar mais dinheiro nas primeiras rodadas (escalando jogadores que desvalorizaram bastante ou que fizeram pontuação negativa), para que depois de estabilizado financeiramente vc possa escalar os melhores jogadores
- Procura ocupar todo o valor que está no seu patrimonio para a rodada: a chance de você valorizar é maior. Mas lembre-se, quanto maior o retorno com pontuações e valor, maior o risco de que aconteça também o contrário.
- Fique atento as noticias dos times. Exemplo: Victor apresentou abatimento numa coletiva um dia antes do jogo. Resultado: jogou mal contra o Fluminense.
- Sempre dê uma olhada no seu time alguns minutos antes de fechar o mercado. Pode ser que algum jogador seu tenha se machucado em treino ou tido algum outro problema.
- Sempre analise os jogos da rodada para ver qual é a melhor formação. Por exemplo se vc acha que a rodada vai ser de poucos gols coloque formação 4-4-2, 5-3-2. Dando prioridade aos zagueiros e volantes. Se vc acha que vai ser uma rodada com muitos gols... priorize os meia atacante e atacantes... formações tipo 3-4-3 e 3-5-2.
- Não invista em técnicos caros, eles não tem pontuação considerável para serem valorizados.
- O site Cartoleiros apresenta outras boas dicas, e o tópico Jogue com o Campeão te ajuda ao menos pra não ter uma pontuação baixa. Os perebas que adotaram essa tática tiveram uma suavização na perda de pontos.