segunda-feira, 30 de maio de 2011

JELCSM NEWS RETRÔ: Congresso Internacional Jelcsmista de 1995



Woodstock não ocorreu na década de 70. Rock in Rio nunca foi no Rio de Janeiro. Planeta Atlântida nunca foi no mar. De fato, nosso correspondente master e líder honorário, o jelcsmista Paulo Roberto afirma que o maior evento da terra e que reuniu todos os eventos anteriores ocorreu em 1995, nas quentes terras de Santa Rosa, onde atualmente são originados mais de 80% dos jelcsmistas estrangeiros.

Segundo Paulo Roberto, o 1º Congresso Luterano Conesul , ou simplesmente Congresso Jelcsmista Internacional Luterano, que reunião jelcsmistas, cristãos, não-cristãos e forever-alones de Repúblicas Juvenis da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, do Brasil, do Chile, da Bolivia e do Suriname, foi a oportunidade ímpar desses jovens para fortalecimento da fé e comunhão entre hermanos.

Realizada no parque de exposições da cidade missionária, o congresso reuniu mais de 300 mil jovens luteranos, o que foi motivo de fortes contestações da IELB - entidade máxima das repúblicas congregacionais, que relatou esvaziamento da igreja, decorrente de todos terem se dirigido ao evento: "Das ist eine Schande. An wen soll ich verehren heute?" - afirma um dos clérigos, que também se dirigiu após o seu culto em Candelária.


Foram cinco dias chuvosos e ensolaradas onde pessoas normais (como nosso fotógrafo anônimo amador antigo - FAAA apresenta acima) tiveram momentos de muita paz e amor.

Na década seguinte após o evento, a IELB relata uma taxa de crescimento de 400% no numero de fiéis. A entidade afirma que tal se deve aos incansáveis casamentos originados no evento.

*Paulo roberto é correspondente master, líder honorário e mestre dos magos da JELCSM-guitarristas. 



2 comentários:

  1. Ahhhh pois é... esse congresso foi massa.
    A foto - do tempo antigo, sem máquina digital, com dias de suspense pelo resultado - e a habilidade do atleta (eu) devem ser devidamente desconsiderados. Ainda bem que a bola caiu pra trás da cabeça, senão ia dar uma dentada na bola... ô descordenado...

    ResponderExcluir
  2. Mestre, acreditamos que o senhor tentou colocar a bola no cesto de lixo atrás, ao lado da barraca.

    Tens a liberdade de contar as histórias desse e de outros eventos para nós jelcsmistas.

    A JELCSM irá marcar uma entrevista exclusiva com Paulo Roberto em uma das reuniões semanais, sempre aos sabados, as 18h.

    ResponderExcluir